Pages

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Guia do Fotógrafo #1





  Iaê galera, beleza?

   Hoje trago aqui o primeiro guia de fotografia (lembrando que não sou nenhum profissional, sou apenas um amante da arte de fotografar), primeiro de tudo vamos começar do básico, falaremos um pouco de tipos de câmeras, enquadramento, diafragma, ISO, velocidade do obturador e etc. Tudo que você precisa para começar a fotografar igual a um profissional é uma câmera que tenha a opção de manual e pronto. Bora começar?




  No primeiro post da série, falaremos em qual câmera escolher, diafragma, ISO e obturador, que são os assuntos mais básicos para começarmos e falar de fotografia.





 
 
        Bem existem inúmeros tipos de câmera, desde mais simples (mais baratas) e as profissionais ( umas chegam a 100 mil dólares). Se sua câmera digital pequena já não ti satisfaz e você quer escolher uma melhor, tudo vai do seu orçamento e a sua intenção em fotografar, se é apenas um hobbie ou quer trabalhar com isso.
      Muitas pessoas hoje em dia que querem migrar para algo mais profissional optam em escolher as câmera DSLR (single-lens reflex), são câmera de lentes intercambiáveis, você pode trocar de lente como necessitar, por exemplo, colocar uma grande angular ou uma zoom ( entraremos na parte de lentes em um outro post). Essas câmeras por fazerem isso ti dão uma infinidade de possibilidades, como conseguir tirar fotos de muito longe, como um campo de futebol ou de arquitetura, que necessita das lentes chamadas fisheye. A minha câmera é uma Canon T2i, é uma das mais baratas e recomendadas pra quem ta começando na fotografia, não possui um corpo muito forte, mas aqui no Brasil não vai nevar e nem fazer um calor extremo. Lembrando que não adianta você ter a melhor câmera do planeta, pois fotografar exigi treino, dedicação e acima de tudo amor.
____________
DSLR: a única diferença de uma câmera DSLR para uma câmera digital compacta é o seu funcionamento. Ao invés da imagem ser capturada por um sensor e reproduzida no LCD atrás da câmera, a imagem é refletida por um espelho direto para um visor.
____________



   O ISO nada mais é do que a medida de sensibilidade a luz do sensor, ele vai de 100 ( algumas câmera profissionais consegue menos ) até 3600 ( pode chegar a mais também ), esses números são mais ou menos o padrão das câmeras, cheque a sua para ver quanto ela consegue. Existe um grande problema no ISO, que quanto mais você aumentar mais aparecerá um ruido na sua foto, um granulado de preto, deixando ela horrível, para diminuir ao máximo isso você deve balancear a câmera entre o ISO, a exposição e o diafragma, conseguindo uma foto clara e sem ruido. Você deve sempre usar o minimo que conseguir para tirar fotos mais nítidas possível, em um ambiente de pouca luz o seu uso é inevitável, mas tende optar por um flash também.



   O diafragma é um circulo que ao rodar abre ou fecha, o seu número é dado pela letra f, por exemplo, f1,8 bem aberto e um f22 bem fechado.Quanto maior o número mais fechado e quanto menor mais aberto. Ele regula a entrada de luz que chega ao sensor. (veja a foto acima)
   Esse número de abertura depende muito da lente, pois quanto mais aberto ele conseguir ficar mais cara e clara é a lente. Outra coisa importante de se falar é que quanto maior a abertura menor a profundidade de campo, ou seja, menor a areá de foco da foto. Com uma lente de 50mm f1,8, por exemplo, você consegue fazer fotos com o fundo mais embasado dando um ar mais profissional.


   Pra finalizarmos falaremos da velocidade do obturador, ou tempo de exposição, que é basicamente o tempo que a luz passa na lente chegando ao sensor. Em uma cena com muito movimento deve se usar um tempo menor apara conseguir pegar todos os elementos sem aquele "rastro" de luz. Esse número é dado em fração de segundo, 1/100s ou 1/400s. O obturador pode ser usado com muita criatividade criando belos efeitos, por exemplo, sabe aquelas fotos com riscos de luz? Esses fotos são feitas com o uma velocidade baixa e com um emissor de luz, tipo uma lanterna, com uma velocidade de 30s e sem luz no ambiente você pode escrever no ar, ou fazer desenhos, tente, crie, fotografar é isso.


   É isso ai galera, esse foi o post de hoje, agora pegue sua câmera coloque no manual e treine muito, a melhor forma de aprender e criar um próprio estilo de fotografia é treinar. Você também poder procurar outros tutorias na web. Espere novos guias, sobre lentes, enquadramento e modos mais avançados. Não sou profissional, então se eu errei em algo no post você pode deixar um comentário que eu estarei pronto para corrigir.

   Até a próxima....



























Nenhum comentário:

Postar um comentário